segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prós e contras de morar no Japão

Primeiramente gostaria de esclarecer que esse é o meu ponto de vista. =)

Vantagens em morar no Japão
Vou começar falando da segurança, já que é um dos itens mais importantes, na minha opinião.
Imagine você indo a um supermercado, loja de conveniência (tem uma a cada esquina, como se fosse a padaria do Brasil), banco, farmácias ou em qualquer outro lugar, mas está com pressa, coisa rápida, sabe? E lá fora fazendo aquele frio ou um calor insuportável e você quer deixar o carro ligado pra manter o seu carro quentinho/geladinho e com a chave na ignição. Isso mesmo. Entra no estabelecimento rapidinho, compra ou faz o que tem que fazer e sai. Pode acreditar, mas o seu carro ainda vai estar lá. E sabe aquela bolsa que você deixou no banco da frente? Por incrivel que pareça, ela estará INTACTA!
Pois é, meu amigo. Essa é a tal da segurança que eu e todos os brasileiros que aqui residem, aplaudimos em pé. E olha, foi fácil de se acostumar, viu! Não tivemos nenhum problema com isso. rsrs
Logicamente que há pouquissimos casos em que levaram o carro ou a moto, mas muito raramente isso acontece.
Eu só não deixo a chave na ignição quando eu deixo as crianças dentro do carro e vou comprar algo bem rapidinho no kombine (loja de conveniência). E tranco a porta.
Andar livremente pelas ruas com o seu iPhone, sua câmera de última geração e bolsas caríssimas, não  há problema algum nisso.
Ficar parado no sinal vermelho de madrugada, deixar seu carrinho de compras afastado de você enquanto saboreia uma pizza na lanchonete do mercado, entrar no mar e deixar sua carteira e seu celular na areia, não trancar a porta de casa, chegar no meio da noite após o serviço, é uma das coisas que você faz sossegado, sem medo.
Acontece de ser roubado? Sim, quase nunca, mas não é impossível. Se tem algo que você considera de muito valor, naturalmente você vai cuidar para que não seja furtado. Não podemos ser imprudentes também a ponto de PEDIR pra ser roubado. Por exemplo, quando eu vou a praia e deixo os meus pertences na areia, eu escondo a minha carteira e meu celular no meio das toalhas e roupas. É o suficiente porque ninguém vai fuçar as suas coisas. Mas se deixar sua carteira à vista, em cima da sua cadeira de praia, por exemplo, ai qualquer um que passar pode levar.
Eu ainda não tive esse azar e espero continuar assim =)

Vamos falar sobre a qualidade de vida do Japão.
Mesmo sendo apenas um operário, você tem condições de comer em um restaurante duas vezes por semana, comprar roupas de marcas, trocar o seu iPhone todo ano, possuir videogames de última geração, enfim... Você tem condições. E as coisas são baratas. Você pode encontrar jogos do ps4, que foram lançados há pouco tempo, em lojas de usados por apenas ¥980 equivalente a 9,80 dólares.
Mas se você veio para o Japão pra guardar dinheiro, você economiza.

Sobre a igualdade social.
Quem aqui nunca viu uma pessoa toda de social indo trabalhar de bicicleta? Ou alguém com uniforme de fábrica descendo de um carro esportivo caríssimo?
Você é sempre bem recebido independente da roupa que estiver usando.
Come no mesmo restaurante que o seu chefe, seus filhos estudam na mesma escola que os filhos do dono da sua empresa, etc...
Você não sabe dizer quem é rico ou quem é pobre.
Quem tem mais ou quem tem menos.
Não existe favela. Mendigos você pode até encontrar alguns em cidades grandes, mas muito pouco em comparação com o Brasil.
Não tem corrupção.
Ninguém te mede da cabeça aos pés.
Todos são tratados iguais e com muito respeito.
Sempre tem um estrangeiro reclamando do sistema, reclamando dos altos impostos e outras coisas mais. Mas esquecem que a diferença é que aqui você vê o retorno do seu dinheiro.
Ruas limpas e organizadas, segurança, sem precisar enfrentar filas em hospitais, e muito mais que eu já citei ou ainda vou citar.
O governo da muitos benefícios para quem necessita, tanto para os japoneses quanto para os brasileiros.
Cada criança recebe uma ajuda do governo a cada quatro meses.
Mães solteiras, portadores de alguma deficiência, enfim, todos necessitados recebem uma ajuda auxílio.
E tem aqueles que reclamam, que dizem estar pagando imposto pra sustentar vagabundo e esse tipo de coisa.
Se esquecem que um dia podem acabar se encontrando nessa mesma situação.
Ter filhos, filhos com alguma deficiência, ou virar pai ou mãe solteira por conta de um casamento falido, enfim...
Todos estão sujeitos a passar por isso e o povo japonês é consciente e estão sempre ajudando uns aos outros. Eles são extremamente solidários e humanitários.
Se levantam e ajudam os que estão se levantando, se reerguendo.
Ou seja, o imposto pago tem retorno.
Não é roubado, não é desviado.
Todos recebem, todos desfrutam de um país totalmente organizado, limpo e seguro.
Lembrando que quanto maior o seu salário, maior o seu imposto.
Quem recebe pouco, paga menos.
Nada mais justo.

Saúde
A medicina não é lá aquelas coisas mas também não é de toda ruim.
Já o sistema de saúde é excelente.
Não existe aquelas filas enormes em hospitais, pessoas morrendo na espera, ou deixando de ser atendido porque seu seguro de saúde não cobre e você não tem dinheiro.
Os hospitais são organizados.
Todos têm o mesmo seguro de saúde. Só o valor que altera dependendo da sua renda.
Mas não é um absurdo de caro, como muitos gostam de reclamar.
Alguns brasileiros se acostumaram tanto com o Japão, que esquecem como é o Brasil e ficam procurando coisas para reclamar.
No Brasil dependendo você paga muito mais num convênio e ainda não tem todo o retorno e assistência medica como aqui.

Lazer.
Você é solteiro? Aqui você vai encontrar bares e baladas incríveis com gente do mundo inteiro.
Mora no interior e não tem nada disso? Pega um trem e rapidinho você está em outro estado.
Você faz o estilo família?
Milhares de parques de diversão com diferentes temas, muita cultura espalhada pelo Japão inteiro, muitos templos lindo pra você visitar, tem até um castelo de ouro em Kyoto.
Diversos parquinhos pra levar as crianças, muito bem cuidados, limpos e organizados.
Praias limpas e águas cristalinas, pistas de esqui durante o inverno, museus exóticos, aquários enormes e por aí vai.
É só saber o que se encaixa no seu perfil e se divertir!

Os japoneses são muito educados, o povo mais educado que eu já vi na minha vida.
Te agradecem mil vezes se curvando e pedem desculpas por tudo, de uma forma que acabam te deixando sem graça, do tipo: - Okay, não precisa se desculpar. Não foi nada!

Desvantagens em morar no Japão.
Bom, a segurança por ser muito grande, acaba fazendo com que você facilite demais as coisas para as pessoas com má intenção.
Viva sossegado, mas sempre tenha bom senso e cuidado nunca é pouco.
Aqui não tem muitos crimes semelhantes a roubos e esse tipo de coisa, mas tem muitos tarados, pedófilos, essas pessoas com transtornos sexuais.
Por isso, papais e mamães, tomem muito cuidado com os seus filhos.
A taxa desse tipo de criminalidade não é muito alta mas nunca sabemos quem será a próxima vítima.
Não sei se isso chega a ser uma desvantagem, já que nenhum país é completamente seguro.
Independente de onde você estiver, é sempre bom ficar atento.

Geralmente os estrangeiros vêm para o Japão pra trabalhar, juntar dinheiro e ir embora.
Mas muitos, quase a maioria, acabam ficando por aqui. E o que isso acaba resultando?
Rotina desgastante. Alguns trabalham de segunda a sábado, com uma carga horária de 8 a 16 horas.
Geralmente os trabalhos chegam a ser repetitivos, fazendo com que você se torne um robozinho.
Chega do serviço e é sempre a mesma coisa: tomar banho, jantar, cuidar das crianças, arrumar a casa e dormir.
Não tem essa de sentar na calçada ou ficar no portão com os vizinhos e bater um papo, comer um cachorro-quente na esquina, tomar um café da manhã na padaria e se socializar.
Visitar parentes e amigos não é muito frequente.
Fim de semana todos querem ficar em casa e relaxar, aproveitar o único dia de descanso assistindo um filme ou dormindo.
Isso acaba esfriando as pessoas, tornam-se solitarias e deprimidas.
Acabam esquecendo que moram em um país famtastico, lugares maravilhosos pra descobrir e conhecer. Enfim, se isolam.
Compras no mesmo mercado, saindo para os mesmos lugares, porque já conhecem e é mais cômodo, já que a rotina é pesada, a maioria opta pelas mesmas coisas, preferindo economizar tempo para poder descansar.
Tem tanta coisa bem pertinho da gente mas nós estamos sempre cansados pra tudo.
Eu já estou mudando isso, espero que muitos comecem a enxergar e a aproveitar melhor essa oportunidade que todos nós temos.
Se você não tem a intenção de retornar ao Brasil, procure conhecer o Japão melhor, diminuir a carga horária do serviço, interagir mais com os seus colegas de trabalhos e participar das atividades dos seus filhos.
Isso vale pra todo mundo do mundo.
Vamos largar um pouco tudo o que a tecnologia nos proporciona e procurar se reunir mais com a família e amigos. =)

Uma das maiores desvantagens de morar no Japão é não ter muitos amigos.
É quase impossível manter uma amizade por aqui, já que estão todos se mudando pra lá e pra cá, em busca de um serviço melhor, salário alto, ou simplesmente voltando para o Brasil.
Eu tenho sorte de ter a minha familia vivendo aqui e bem pertinho de mim.
Mas muitos chegam aqui sozinhos, ou apenas com o cônjuge e os filhos.
Sofrem com a distância, com a ausência dos irmãos, país, tios, avós e primos e ainda pra ajudar não tem muitos amigos.
Essa é uma desvantagem quando você decide morar em outro país.
A não ser que você não seja muito apegado a sua família e a seus amigos.

Japonês tem a terrível mania de dar uma batidinha na sua porta e já ir entrando. Eles não invadem a sua casa, mas ficam na sapateira, te chamando.
Seja um parente, vizinho ou até mesmo um vendedor.
Eu não me acostumo com isso e por isso mantenho minha porta sempre trancada.
Não é nem por segurança, já que as portas são tão fraquinhas e estão lá só de enfeite, mas para evitar esse tipo de coisa.
Uma vez eu tive que reclamar na prefeitura sobre o comportamento da diretora da creche da minha filha. Ela bateu, abriu a porta e começou a me chamar alto, acordando todos de casa.
Chamaram a atenção dela e depois veio se desculpar e outros professores também se desculparam por ela, dizendo que é um hábito que eles têm mas que os estrangeiros não estão acostumados. E outra vez o síndico do meu prédio abriu a porta porque eu estava passando aspirador e não ouvi a campainha.
E se eu estivesse saindo do banho de toalha, gente?
Então pra previnir e evitar que isso continue acontecendo, eu sempre deixo a minha porta trancandinha.

Well, apesar dos japoneses serem muito educados, muito respeitosos, sempre vai haver preconceito.
Você é brasileiro e está fora do Brasil?
Se prepare, você vai sofrer preconceito.
Mesmo no Brasil entre os brasileiros existe esse tipo de coisa, quem dirá fora do país.

Se você não aprender o idioma japonês, você vai sofrer.
É muito complicado você se sentir um completo analfabeto porque não consegue ler aquelas letras estranhas: os kanjis.
Tudo bem, nem mesmo os japoneses têm conhecimento sobre todos os kanjis.
Mas para evitar complicações e limitar sua vida aqui por conta do idioma, eu sugiro que você aprenda. Isso facilitará na hora de comprar um produto, ou viajar pra qualquer lugar, poder se informar sobre tudo e ficar a par dos acontecimentos em geral.
Eu não sou fluente, entendo o básico, consigo me virar mas eu sinto muito ao procurar algo específico ou na hora de conversar com um japonês.
Estudei inglês e me dediquei porque é um idioma que eu gosto muito e tenho planos de viajar para outros países, mas no Japão falar somente inglês não ajuda muita coisa.
Sem contar que se você quiser se realizar profissionalmente, você vai precisar aprender o idioma.
Essa é uma das desvantagens daqui do Japão.
Muitos não sobem dentro de uma empresa, ficam no mesmo cargo por anos.
As chances são minimas mas não impossiveis.
Tudo vai depender da sua dedicação e do seu esforço.
Mas muitos vivem bem desse jeito.
Eu vou pegar firme esse ano nos estudos =)

Enfim, Japão tem seus problemas e complicações assim como todo país.
Mas a diferença do Brasil e do Japão é: aqui você sofre muito menos injustiças.
O seu dinheiro suado, o que você usa para pagar seus impostos, você tem a certeza absoluta de que está indo para o lugar certo.
E ainda consegue viver bem, comer bem, ter lazer.
Quando você se indignar ou se irritar por sofrer preconceito, lembre-se que no Brasil também sofrerá. Talvez até mais do que aqui.

Essa é a minha opinião.
E um pouco do meu desabafo, já que vejo muitos revoltados sem motivos.
Muitos reclamando a toa. Cada um sabe o que é melhor para si. Tem os que pensam assim como eu e aqui estão vivendo por anos.
E tem aqueles que só sabem reclamar, não aproveitam essa oportunidade que poucos têm e não dão valor, mas também não retornam ao Brasil nem que a vaca tussa.
Engraçado isso, né?
Espero que muitos reflitam sobre tudo isso.
Espero que antes de abrir a boca pra começar a reclamar, lembrar que o país que nos abriu a porta e nos deu essa chance, é o mesmo onde não existe fome, miséria, desigualdade social e tudo o que eu citei.
Óbvio que todos têm o direito de reclamar, de ter a sua própria opinião.
Mas é importante saber enxergar não somente o lado negativo, mas o lado positivo também das coisas. E que isso se aplique a tudo, para todos os momentos da vida e para outras coisas no geral.

Poly Uno -








2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, obrigado pelas dicas e sucesso. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto me trouxe alívio e preocupação ao mesmo tempo, vamos mudar mês que vem, essa parte de pedófila me preocupou tenho uma filha.

    ResponderExcluir